domingo, 27 de maio de 2012

Um pouco do trabalho docente...

Nesta postagem, pinçamos alguns momentos de sala de aula.  Os alunos construindo seus conhecimentos e as professoras com atitudes mediadoras.

As aulas postadas são das professoras: Juliana Gonzalez (artes) e Caroline de Andrade (inglês).

Estamos trabalhando o PPP (o projeto encontra-se no blog, em forma de página) "Nós Fazemos a Diferença: os afrodescendentes"

Vamos ver um pouco do trabalho de cada uma?

ARTES
PROFESSORA: JULIANA
TURMAS: 1501, 1502 e 1503.
CONTEÚDO : Pintura do Continente Africano

Esta aula teve como objetivo, levar o aluno a compreender o conceito de “continente”, destacando a localização da África, identificando-a no mapa e no globo.
.
Nesta aula também foi ressaltado características importantes como principais desertos, ilhas, vulcões, rios, mares a fim de terem uma breve apresentação de características importantes sobre este continente chamado África.
 Através da pintura com lápis de cor, giz de cera, cola colorida e tinta, os alunos puderam criar e produzir um continente a sua maneira percebendo-o como representação do espaço real e seus aspectos.

"A alegria de ver e entender é o mais perfeito dom da natureza." Albert Einstein
Pintura de Arte Rupestre e Mãos em Negativo
Objetivos: Conhecer a arte rupestre.
Conhecer e entender a pintura em negativo
Experimentar técnica com giz de cera no papel pardo amassado
Introdução: Todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações, são consideradas como arte pré-histórica.
As manifestações mais antigas foram encotradas na Europa e na África.
Pintavam-se nas cavernas cenas que retratavam animais, caçadas, homens, mulheres e alguns símbolos cujo até hoje o significado é desconhecido.

Estratégia: Após a apresentação de imagens rupestres, os alunos desenharam e pintaram de acordo com suas caraterísticas.

Pintura em Negativo
 Introdução: A mão humana representa um dos diferenciais em relação aos outros animais. Com a mão escrevemos, assinamos nosso nome. As mãos feitas na Arte Rupestre marcam uma presença: é como se os homens da Pré-História tivessem assinado, assinalado que estiveram ali.
Estratégia: Para introduzir essa pintura, os alunos assinaram seus nomes-mãos em folhas de papel pardo amassado a fim de ludicamente, reproduzirem o processo de mãos em negativo utilizado pelos homens da Pré-História.
 INGLÊS
PROFESSORA: CAROLINE
TURMA: 1401
CONTEÚDO : Unidade 3, lição 1, do livro Zip from Zog 4A
OBJETIVOS: Nomear vários animais que podem ser encontrados em zonas rurais.
Perceber a diferença sutil de pronúncia entre algumas palavras.

Os alunos foram apresentados aos animais da fazenda (farm animals), repetindo o nome de cada um em inglês. Para consolidar o vocabulário, os alunos falaram os nomes, fizeram os sons (vozes) dos animais.

Um jogo foi realizado para reforçar a aprendizagem.
O time 1 e o time 2 deveriam adivinhar o animal que o time oposto imitasse. O animal era escolhido para cada aluno para a imitação.
Os animais imitados foram: cavalo (horse), cow (vaca), sheep (ovelha) etc.
Ao final, fizeram um exercicio no livro, onde circularam o nome correto abaixo da foto de cada animal

Atividade lúdica em sala de aula contribui para uma boa aprendizagem e ainda pode ser, uma grande parceira do professor

7 comentários:

  1. Amo trabalhar com estas crianças! Amo esta escola :D

    ResponderExcluir
  2. Atividade muito criativa! O lúdico sempre contribui trazendo interesse e prazer ao aluno, garantindo com certeza a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Quanto orgulho ver meus pequenos fazendo arte!!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda equipe República Dominicana agradece pelos comentários.

      Excluir
  4. O Instituto Helena Antipoff oferece cursos diversos. Todos os professores regentes deveriam conhecer, pois cada vez mais recebemos alunos com déficit de atenção, dislexos, e outros transtornos que muitas vezes não são inclusos nos alunos ditos "deficientes". E como alfabetizar? E como dar sequencia a esta aprendizagem? Através das capacitaçõrs do IHA. Você encontra lá, um suporte legal. Vale a pena! Vão conhecer!!! Denise Rosa - Profa Sala de Leitura.

    ResponderExcluir
  5. Cada dia mais orgulhosa de fazer parte dessa mega rede de educação, mas que seria deste meu orgulho se não fosse conhecer pessoas iguais as que venho conhecendo ao longo do trabalho que venho fazendo para o Rioeduca, se não fossem vocês, amigas e colaboradoras?
    Parabéns a equipe desta escola. Parabéns amiga Elisa, que com seu carinho e dedicação promove as crianças na Sala de Leitura tanta variedade e sucesso!

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI!