Sala de Leitura


      Olá! Sejam bem vindos ao cantinho da Sala de Leitura do blog da escola!
                Esse espaço é destinado à postagem dos trabalhos realizados na sala de leitura, sugestões de livros, projetos, empréstimos e etc.
               Esperamos os comentários de vocês aqui.
     Um beijinho!
     Profas. da sala de leitura,
Elisa e Priscila


Atividades já desenvolvidas na Sala de Leitura


Projeto: Trabalhando a Obesidade através da literatura infantil

(Sobre a camapanha de prevenção à obsedidade infantil do Ministério da saúde)


 
Clientela: Do 1º ao 5º anos


Cronograma: de 05/3 a 16/3/2012.


Justificativa:

A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal, atribuídas a um desequilíbrio energético de origem multifuncional. Constata-se que as crianças que estão acima do peso, possuem maiores riscos de se tornarem adolescentes e adultos obesos e isso está consequentemente associado a diversos fatores de riscos para o desenvolvimento futuro de doenças crônicas incluindo hipertensão e diabetes.

A prevalência de obesidade na criança está aumentando gradativamente em todo o mundo.

 A obesidade infantil está associada a vários fatores de riscos para o desenvolvimento futuro de doenças crônicas incluindo hipertensão e diabetes, além de distúrbios psicossociais.


Observamos que os  lanches, que na maioria, nossos alunos, trazem à escola não são saudáveis como deveriam: biscoitos gordurosos e salgados ( dos gêneros Fofura e Milhobom), batata frita tipo chips,  refrigerantes etc . Apesar da escola oferecer a merenda escolar. Comida saudável, balanceada e gostosa  sob orientação de nutricionistas da rede municipal, mas algumas crianças ainda insistem na preferencia dos lanches citados acima.
Por isso, achamos que esse projeto "tocaria" esses alunos. Mas de que maneira? Trabalhando as histórias que falam sobre alimentação inadequada, a gula e a boa saúde, em nossa sala de leitura, por ser uma atividade prazerosa.
A fim de que revejam e reorganizem seus hábitos alimentares tanto no âmbito escolar como no convívio familiar, para que haja uma melhora na qualidade de vida dessas crianças evitando assim complicações futuras.
A Sala de Leitura trabalhou por duas semanas, livros que falaram sobre a obesidade infantil e alimentação calórica.
Contamos também, no projeto, com a participação da técnica de enfermagem Regina, do "Programa Saúde na Escola", para explicações e conversas com os alunos sobre os alimentos e a higiene.


Objetivos gerais:
Ao final do projeto esperamos que os alunos sejam, capazes de:

*Compreender, manter e criar uma rotina saudável em sua alimentação evitando usar em demasia produtos que possam levá-los futuramente à obesidade infantil.
* Buscar na literatura infantil um melhor entendimento sobre a  obesidade infantil e sua prevenção.
*  Rever e reorganizar seus hábitos alimentares tanto no âmbito escolar como no convívio familiar


Objetivos específicos:
* Refletir que alimentos gordurosos não são saudáveis.
* Levar àqueles alunos que não lancham a merenda escolar, porque simplesmente "não gostam de comida" a experimentá-la.
* Mudar um pouco o hábito de comer, salgadinhos empacotados, biscoitos recheados, refrigerantes, chicletes, doces e balas.
* Conhcer o valor dos alimentos.
* Ler e interpretar textos, livros, revistas e jornais.
* Valorizar e praticar exercícios físicos e/ou esportes
* Desenvolver o controle motor..


Desenvolvimento:


Todas as professoras, além da Sala de Leitura,  desenvolveram o tema OBESIDADE INFANTIL em suas aulas .
Língua Portuguesa: textos, leitura e interpretação sobre o tema
Matemática: Receitas, problemas, exercícios que envolveram cálculos sobre as calorias dos alimentos
Ciências: a pirâmide com os valores dos alimentos, alimentos naturais ( as verduras, legumes, frutas) e industrializados e. alimentos de origem animal.

Programa Saúde na Escola: Palestras com a técnica de enfermagem, Regina, nas salas de aula.
Os alunos debateram, pesquisaram, ilustraram e fizeram trabalhos em grupo.
Foram confeccionados vários cartazes e expostos por toda escola.
Sala de Leitura: Trabalhou com a literatura infantil como ponto chave do projeto. 
A obesidade infantil  além de acarretar problemas na saúde da criança, pode também acarretar o bullying, uma prática tão combatida nas escolas. 

Os livros trabalhados em Sala de Leitura, foram: 
Turmas: 1º e 2º anos.
Livro: Rosa Gulosa
Autora: Lúcia Pimentel Góes
Editora: Edições Paulinas
Clique para ampliar a capa
Metodologia: Narrativa do livro. Após a leitura, conversamos sobre a a história com os alunos, reflexão sobre o tema: alimentação calórica e a compulsão por preferir um determinado alimento.
Atividade: Escrita de bilhetes (em forma de cartão), com recados à personagem Rosa para que deixe de ser gulosa. Montagem de cartaz, com os cartões escritos.

Turmas: 3º, 4º e 5º anos
Livro: Não Me Chame de Gorducha
Autora: Barbara Philips
Editora: Ática
 
Metodologia: Antes da leitura, como estratégia motivacional, conversamos sobre alimentos gordurosos que encantam tanto as crianças e jovens: fast foods, biscoitos recheados e salgadinhos,pizzas, refrigerantes, doces etc.
Após as expressões orais dos alunos, começou a leitura do livro.
Ao final da narrativa, conversamos sobre a a história. Foram levantadas várias questões sobre o tema. Inclusive que, "criança obesa corre maior risco de bullying". 
Atividade: Os alunos escreveram conselhos para a Rita em forma de cartões, fizeram cardápios saudáveis para o lanche da personagem.

Recursos: livros, revistas, cartolina, papel pardo, lápis de cor e de cera, canetas hidrográficas, régua, tesoura, cola e livros de histórias.
Destacamos no blog, alguns desses cartazes:

Turma 1501


Turma 1402
Turma 1202

Cartões confeccionados na Sala de Leitura
sobre o livro "Rosa Gulosa"
Turma 1301

Nossos alunos em atividade na sala de leitura


Alunos pesquisando sobre alimentação, em livros de história,
didáticos, folhetos informativos etc... Bastante interesse para
encontrar subsídios para canfecção de cartazes.






Parabéns aos alunos pelos trabalhos realizados. Vocês capricharam!

Avaliação:
Através das expressões orais dos alunos, na elaboração dos trabalhos e no decorrer de todo o projeto.


Resulatado observado:
Observamos durante o recereio que alguns alunos mudaram seus hábitos em relação ao lanche trazido de casa. Vimos que alguns optaram por trazer uma garrafinha de suco ao invés do refrigerante e um outro tipo de biscoito não mais Fofura, Milhobom e outros do gênero. Não conseguimos atingir 100%, mas só em mudar os hábitos de alguns concluímos ser um bom resultado.
Notamos também que alunos resistentes em comer a merenda da escola, porque não gostam de comida, experimentaram, gostaram e/ou passaram a comer a fruta de sobremesa. 
Por isso, avaliamos que o nosso projeto foi muito bom, pois fizeram os alunos refletirem qua a má alimentação pode trazer resultados indesejavéis futuramente. 


Fonte da pesquisa sobre obesidade infantil: diversos artigos da internet.





 ************

Trabalhando o PPP - Nós Fazemos a Diferença: os afrodescendentes

Ao final da exibição do DVD e das narrativas de histórias, esperamos que os alunos sejam capazes de:
* Apropriar-se de valores como o respeito a si próprio e ao outro;
* Valorizar o ser humano, ajudando-o na reflexão, quanto as semelhanças, diferenças étnicas, sociais e relações familiares.
* Organizar uma roda de conversa, explorando a oralidade dos alunos.
* Esclarecer para as crianças que todos têm em sua origem e uma historia e que ninguém.
* Respeitar a diversidade cultural e étnica.
* Trabalhar a consciência negra desde cedo, promovendo a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, como modo de reduzir o racismo e a discriminação. 
* Trabalhar as questões étnicas raciais com crianças pequenas, a valorizaçãodo ser humano, as semelhanças, diferenças étnicas e sociais.

DVD: Kiriku e a Feiticeira
Ano: 2º ao 5º anos
Esse dvd narra em desenho animado um conto folclórico africano. Foi ixibido para trabalhar o projeto político pedagógico: o afrodescendente.
Depois da exibição, foram levantadas várias questões em relação à história.O desenho agradou à todis.
 Os alunos fizeram o resumo, numa história em quadrinhos. Escreveram os diálogos e coloriram as gravuras. 



Livro: As Meninas Negras
Autor: Madu Costa
Ano: 1º ano
Meninas Negras
Foi organizado uma roda de conversa para iniciar a narrativa do livro. 
Durante a leitura da história, foi explorando bastante as gravuras, as características de cada menina e as cenas. Falar sobre as características que herdamos de nossos pais, das particularidades de cada um, cor, estatura, cabelos, lábios... Saber, portanto, das diferenças que muitas vezes são herdados dos nossos familiares.
- Explorar o relato das crianças: Se gostaram ou não das  personagens e por quê;
- Esclarecer para as crianças que todos têm em sua origem, uma historia e que ninguém é igual .

As alunas confeccionaram em papel pardo, "as meninas" e os alunos, "os meninos". Foi oferecido um molde da silhueta  onde as crianças criaram as partes do corpo e as roupas.

*****************

Projeto Poesia na Escola
 * Conversa com os alunos, sobre o que é poesia?
* Como é o seu formato?
* É um tipo de texto igaul a qualquer outro?
* Qual é a diferença?

Roda de leitura da poesia "Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz" de Otávio Roth

* Depois da roda de leitura, as crianças fizeram uma estrofe sobre o que coisas que também as deixam felizes.

* Foi feito um livro com essas as estrofes.



Passarinho na janela,
pijama de flanela,
brigadeiro na panela.

Gato andando no telhado,
cheirinho de mato molhado,
disco antigo sem chiado.

Pão quentinho de manhã,
drops de hortelã,
grito do Tarzan.

Tirar a sorte no osso,
jogar pedrinha no poço,
um cachecol no pescoço.

Papagaio que conversa,
pisar em tapete persa,
eu te amo e vice-versa.

Vaga-lume aceso na mão,
dias quentes de verão,
descer pelo corrimão.

Almoço de domingo,
revoada de flamingo,
herói que fuma cachimbo.

Anãozinho de jardim,
lacinho de cetim,
terminar o livro assim.