PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
"NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA"
I – APRESENTAÇÃO:
- Nome da U.E : ESCOLA MUNICIPAL 05.15.059 REPÚBLICA DOMINICANA
Endereço: Rua Compositor Silas de Oliveira , n° 113,Madureira - Tel .: 2482-9591
Plínio Comte Leite, 1998
ORGANOGRAMA/2012
EQUIPE ADMINISTRATIVA
Diretora : Maristela Cíntia Tantos
Diretora Adjunta: Cátia Curty Mello
Coordenação pedagógica: Celma Machado Felippe
EQUIPE PEDAGÓGICA
Sala de leitura : Elisa Bamonte Figueira ( 1° Turno )
Priscila Rodrigues Monteiro ( 2° Turno )
1° Turno:
1101 – Simone Alves de Souza Monteiro
1201 – Alexandra dos Santos Peixinho da Conceição
1202 – Priscila Rodrigues Monteiro
1301 – Millena Moreira da Silva
1302 – Maria Conceição dos Santos
1401 – Fernanda Cristina dos Santos Ferreira
1403 – Ana Lúcia Basílio Ferreira
1501 – Jeanine Tantos de Carvalho
Educação Física – Ana Beatriz Mentz
Inglês – Carolina Rodrigues de Andrade
2º Turno
1102 – Gilda Azeredo
1203 – Denise Rosa
1303 – Maria Conceição dos Santos
1304 – Celma Machado Felippe
1402 – Fernanda Cristina dos Santos Ferreira
1404 - Denise
1502 – Lúcia Cristina Escobar Rodrigues da Silva
1503 – Jeanine Tantos de Carvalho
Educação Física - Fausto Daivid de Carvalho
Inglês – Carolina Rodrigues de Andrade e Marcella Gomes da Rocha
EQUIPE DE APOIO
Lucia Cascardo Paladino - Merendeira Readaptada
Claudia Regina Da Silva - Servente Readaptada
Alzira Santana Américo - Servente Readaptada
Leila Mendonça S. Silva - Servente
Regina Celi Silva - Agente de Administração
IV Introdução:
Nossa escola está inserida na comunidade da Serrinha em Madureira. È formada em sua maioria de pessoas simples, de baixa renda. Muitos vieram da Paraíba e de Minas Gerais. É uma comunidade bastante ativa, vários projetos são desenvolvidos aqui: Jongo, Dança e Oficinas.
A família não é mais composta por pai, mãe e filhos. As mães são chefes de família. Muitas foram mães muito cedo e com vários filhos ainda com pouca idade. Os responsáveis na sua maioria não terminaram o 5º ano, outros nem alfabetizado foram. O desemprego é marcante nesta comunidade. A principal fonte de renda é oriunda de biscates, faxina, camelô e etc.
Temos arquivos da escola desde o ano de 1940. Estamos na quarta sede. A primeira foi localizada na Avenida Ministro Edgar Romero num prédio alugado pela Prefeitura. Mas tarde enquanto aguardava o término da obra na Rua Pescador Josino, foi transferida para o Colégio Atenas em Madureira. Finalmente com o projeto Favela – Bairro recebemos uma nova sede situada na Rua Compositor Silas de Oliveira. Um prédio problemático com muitas infiltrações e problemas estruturais que foi inaugurado em 2000. Temos apenas 8 salas e uma sala de leitura. Nos fundos funciona a Creche Vovó Maria Joana. Apesar de sermos prédios distintos compartilhamos da mesma cozinha, gás, luz e água.
V – MISSÃO DA ESCOLA:
Nosso compromisso relaciona-se com a consolidação do processo de democratização social do país, através da Educação. Nosso objetivo maior é o de transformar alunos em cidadãos, em pessoas que participem ativamente do processo social.
Propomos a democratização das relações escolares, enfatizamos nosso compromisso com o futuro e com uma sociedade mais justa onde qualquer cidadão seja competente para exercer seu papel com responsabilidade e dignidade.
Essa competência se dá através do desenvolvimento de uma educação de qualidade. Que permita ao aluno a construção e o domínio de saberes básicos e imprescindíveis a sua realização social.
Neste sentido, a escola deseja ser reconhecida pela comunidade como uma instituição capaz de ser um centro de referência na persecução do conhecimento útil e atual, afinado com a contemporaneidade, permitindo que nosso aluno tenha garantida sua inserção numa sociedade que deve ser participativa e coerente, em suas lutas e anseios, que deve ser produtiva e progressiva, visando ao bem estar e a realização de todos os seus membros.
A) GESTÃO:
Cumprir e fazer cumprir a legislação específica vigente, a LDB. A lei Orgânica , o Estatuto do Funcionário Público Municipal do RJ, a Multieducação e todas as determinações emanadas do nível central.
Promover uma gestão participativa.
Intensificar as relações interpessoais entre os membros da comunidade escolar.
B) FINANCEIRO:
Utilizar a verba do PDDE/PDE/MAIS EDUCAÇÃO/SDP em consonância com a comunidade escolar para atender as reais necessidades da U.E.
Tornar a escola mais atraente e um ambiente prazeroso.
Garantir a manutenção do Prédio escolar.
C) RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Fazer com que o aluno identifique-se como a pessoa que pertence a um grupo, a uma comunidade, uma região, um país e um mundo.
Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade. Cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
Percebe-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, respeitando as diferenças culturais, de classe social, de crença, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
D) PEDAGÓGICO:
Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva e física, cognitiva, ética estética para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva.
Utilizar as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento.
Tornar nossa prática um desafio constante em busca da qualidade de nossas ações, sempre muito bem planejadas e baseadas em teorias.
Projeto Escola do Amanhã:
Nossa U.E. está entre as 150 escolas da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura do Rio de Janeiro em áreas conflagradas, portanto participa deste projeto. Trata-se de atendimento integral a uma parte de alunos com a participação em oficinas de Cultura e Lazer, Meio Ambiente, Esporte, Apoio Pedagógico no contra turno. Teve início em Maio de 2009. A intencionalidade deste projeto é derrubar barreiras e agregar de forma efetiva escola e comunidade numa parceria construtiva para uma Educação laica e de qualidade.
Nós contamos com a parceria de mães voluntárias, e que recebem ajuda de custo da Prefeitura para atuarem nas unidades. Outra iniciativa foi a contratação de estagiário.
É dada a preferência aos universitários que estudam perto das escolas para que tenham uma maior identificação com o cotidiano do local onde estão atuando.
O Projeto Escola do Amanhã também estabelece parcerias entre as Secretarias de Educação, Saúde e Cultura. Com relação a saúde, contamos com o PSE, programa Saúde nas Escolas que é desenvolvido em 160 unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, inclusive no Projeto Escolas do Amanhã e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) atendendo aproximadamente, 109.000 alunos. Em nossa U.E. o programa acontece desde junho.
Com o Programa Saúde nas Escolas pretende-se consolidar e ampliar ações de saúde nas unidades escolares municipais, visando à atenção integral e continuada à saúde e prevenção de seus alunos. Tal estratégia estrutura-se em três principais eixos: ações de educação em saúde; construção de ambientes favoráveis à saúde e acesso aos serviços de saúde.
PDE – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO:
Em 2009 a escola foi inserida no PDE-Escola, tendo em vista o baixo IDEB de 2007, 4,0. foi implantado e executado o plano de ações financiáveis e em 2010, recebemos uma parcela complementar para dar continuidade ao plano. Conseguimos atacar os pontos críticos da escola: o baixo desempenho em português e matemática. Com o crescimento do IDEB para 4,7 em 2009, nossa escola encontra-se concluindo o plano do PDE-Escola, o qual findará em 2011, tendo cumprido seu objetivo de melhoria do desempenho escolar no âmbito nacional.
CRONOGRAMA DO 1º BIMESTRE ( FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL)
Abril: Renovando VIDAS
Ø Páscoa (domingo de Páscoa) _08/04.
Ø Histórico (Paixão de Cristo – Sábado de Aleluia – Domingo de Páscoa).
Ø Símbolos da Páscoa ( coelho, cordeiro, vela, sino, girassol e trigo).
Ø 02/04 e 03/04: Visita do Grêmio Estudantil às salas.
Ø 04/04 (quarta-feira): Celebração da Páscoa na U.E. – Leitura da mensagem de Páscoa , Música cantada pelos alunos, apresentação das turmas e entrega das lembranças da Páscoa.
Ø Dia do Livro: 18/04.
Ø Dia do Índio brasileiro (Valorização da Cultura Indígena): 19/04 Leitura de historias indígenas (livros paradidáticos e lendas), hábitos, costumes, arte indígena (pintura e artesanato), produção de texto (reescrita da historia e dramatização das lendas).
Ø Semana de Avaliação da SME: (18/04 à 20/04).
Ø Tiradentes (21/04): biografia (pesquisa), participação no processo de Independência do Brasil.
Ø Descobrimento do Brasil 22/04: descobrimento ou conquista? – texto, Revista Mundo Jovem, descobrindo o Brasil – Pontos turísticos.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Durante a semana dos temas relacionados à cultura indígena, descobrimento do Brasil e Páscoa despertar na criança o espírito de investigação, renovação e de criatividade levando-os as atividades de: leitura (contação de historias), pesquisas (cartazes), dramatizaçãode historias sobre os temas, Artes na sala ou no pátio (desenvolver uma técnica com argila, guache, cola colorida, barbante, macarrão pintado a dedo, recorte e colagem).