sábado, 25 de agosto de 2012

Teatro de Sombras e Maculelê

Teatro de Sombras

O Teatro de Sombras é uma arte muito antiga e originária da China. Depois da sua criação se espalhou pelo mundo e chegou à Escola Municipal República Dominicana, Madureira, no dia 24 de agosto de 2012, através da parceria entre as professoras Elisa, Sala de Leitura e Juliana, professora de Artes com a turma 1301, pensando na dramatização como instrumento de ensino.

A idéia partiu após o trabalho, em Sala de Leitura, do livro “Bruna e a Galinha D’Angola” de Gercilga de Almeida, Editora Pallas em decorrencia do PPP: “Nós Fazemos a Diferença: Os Afrodescendentes.

 
Objetivos:
- incentivar a leitura e interpretação de texto;
- melhorar a escrita e a leitura oral dos alunos;
- proporcionar aos alunos o acesso aos diversos tipos de linguagens: corporal, visual e a escrita;
- promover a socialização e o trabalho em grupo;

- buscar a participação, o estímulo e crescimento cultural dos alunos.


 Após a narrativa do livro, os alunos da 1301 gostaram muito e montaram um texto coletivo sobre a história. Sob a orientação da professora Elisa, a turma preservou as partes principais do texto, formando um roteiro para o Teatro de Sombras.

 Nas aulas de Artes, com ajuda da professora Juliana, os alunos concluíram as personagens já produzidos por ela em papel-cartão colocando neles palitos de churrasco para que estes servissem de base.
É um teatro feito por crianças para crianças.

O cartaz ficou espalhado por toda escola.






O Teatro de Sombras foi confeccionado pela professora Juliana, utilizando uma caixa grande de papelão, cartolina preta, papel de seda, papel crepom vermelho e cola. As personagens foram feitas em papel cartão preto.
As apresentações foram realizadas na Sala de Leitura, com um grupo de turmas de cada vez.


Abertura do teatro pela professora Elisa
 O aluno Cristian foi narrandor a história enquanto os colegas ficaram atrás manipulando as personagens.

O narrador foi o aluno Cristian.





O elenco.


Parabéns alunos, vocês arrasaram!


Profª Elisa (a esquerda) e Profª Juliana (a direita)

Maculelê
Após o Teatro de Sombras, recebemos a visita do grupo de alunos do CIEP 301 Lindolfo Collor 7ª CRE, de Rio das Pedras, Esse grupo de alunos, sob orientação do professor de educação física Ronaldo Messias Lacerda ou apresentou duas danças: Maculelê e Puxada de Rede.

O Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira. Uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. ( fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

  Eles vieram a convite, do Projeto Bairro Educador, na pessoa da profª Fabiana atendendo ao Projeto Político Pedagógico: Nós Fazemos a Diferença: Os Afrodescendentes.













Puxada de rede
“Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar meu bem querer
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
E a Deus do céu vamos agradecer.” (Dorival Caymmi)
Com essa música cantada e batucada pelo professor Ronaldo, os alunos representaram a sáida do pescador para o seu ofício, a pescaria, a puxada com a rede repleta de peixes e a chegada deles do mar. Muito bonito de se ver.








Os alunos ficaram atentos às exibições

Os alunos do CIEP 301 Lindolfo Collor


Nossos agradecimentos aos alunos do CIEP 301 Lindolfo Collor e ao professor Ronaldo Messias pelo belo trabalho apresentado.



Mais fotos acesse o link abaixo:





"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire




sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Maratona de Alfabetização

Maratona de Alfabetização ocorreu 06 a 10 de agosto de 2012 atendeu o público alvo alunos do 1º ao 3º anos. A culminância aconteceu na sexta feira dia 10 de agosto.

A Semana de Alfabetização recebeu o nome de Maratona porque envolveu alunos, professores, a parceria PSE e o Bairro Educador e os responsáveis. 


Durante a semana foram realizadas atividades que priorizaram a leitura e a escrita utilizando diferentes linguagens: oral, matemática, gráfica, plástica e corporal. Como meio para produzir, expressar e comunicar ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, para construção da leitura e da escrita com maior autonomia, oferecidas também no projeto trilha.











A turma 8601 do professor Leandro compôs um RAP chamado: "Violência Nunca Mais".




Foi o maior sucesso!
                                                                      


Aniversariantes do Mês de Agosto

Dia 20 - Renata


Dia 30 - Caroline

"Que as vidas de vocês sejam pontilhadas de bons e felizes momentos". Parabéns!!!













sábado, 11 de agosto de 2012

2ª Reunião com Responsáveis - Sábado/Agosto

Aconteceu no dia 04 de agosto de 2012, a segunda reunião de responsáveis na Escola Municipal República Dominicana, em cumprimento do calendário letivo.

Os responsáveis chegando à escola para a reunião.

Em comemoração à Semana de Alfabetização, foi feita uma decoração especial no pátio da escola, muito estimulante: varais com livros da literatura infantil, a confecção da Árvore do Conhecimento cujo seus frutos são livros, teatro de fantoche, cantinho para leitura e tapete alfabético.


Os responsáveis chegaram para a reunião, observaram a decoração do pátio e foram convidados a participarem do mundo da leitura, mas antes
foi exibido o curta metragem “VIDA MARIA”, como reflexão e sensibilização sobre a importância da família na construção da leitura e da escrita e formação cultural em sociedade.

 


Os responsáveis ficaram muito tocados pela história.


A coordenadora Celma estimulou o debate e os responsáveis fizeram comentários sobre a importância da participação deles na vida escolar dos filhos.


 Foi explicado o significado do Pacto Carioca pela Alfabetização, onde assinaram o "Termo de Compromisso" de que os filhos não faltarão às aulas e que acompanharão a vida escolar dos alunos.


Outros assuntos também importantes foram abordados nessa reunião: a Semana de Alfabetização, a frequência escolar dos alunos, Cartão Família Carioca, Bolsa Família, o Riocard, uniforme escolar, os atrasos dos alunos na entrada e os deveres de casa como obrigação diária. Não foi esquecido o Projeto em Nome do Pai, o Desfile Cívico em setembro e pelo PSE, o relato sobre a ausência dos responsáveis às consultas agendadas.


Assinatura do relatório de frequência

Encerrada a participação direta da direção e da coordenação, foi a vez das professoras conversarem com os responsáveis sobre o desempenho dos alunos. Depois entregaram as provas e os boletins.


Professoras Simone e Gilda, ambas dos 1ºs anos.

Professora Celma, na ocasião, lecionando no 3º ano.

Professora Alexandra, do 2º ano.

Professora Denise Rosa, do 1º ano.

Agradecemos a todos os responsáveis e a equipe República Dominicanaque pela participação na reunião.





 








quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Reunião do 2º Semestre

Após o recesso escolar e o retorno das férias da coordenadora, Celma Machado Felippe, foi realizada, no dia 30 de julho, a primeira reunião do 2º semestre de 2012.


.A reunião teve como tema central o Projeto Trilhas, que apresenta como objetivo principal desenvolver em crianças de seis anosas, 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental as competências e habilidades de leitura e escrita


Recebemos uma caixa com vários jogos e livros da literatura infanto-juvenil: livros de histórias, parlendas, poesias, cantigas de roda e etc. a fim de instrumentalizar o professor na formação leitora e escritora dos alunos.



Cada ano escolar escolheu um gênero textual para trabalhar com os alunos, muitas sugestões foram apresentadas e acertadas para a execução do projeto, que tem como culminãncia o dia 10 de agosto.



Além da programação do Projeto Trilhas, foi planejado também a segunda Reunião de Responsável no próximo sábado, dia 04 de agosto.